quinta-feira, 28 de maio de 2015

CULTO EVANGELÍSTICO

Convide seus amigos e familiares não crentes. Próximo domingo!


ENCONTRO DE CASAIS- DIA DOS NAMORADOS

PRÁTICA DO EVANGELISMO


DEPARTAMENTAL SAF


No próximo sábado haverá Departamental da SAF. Será na casa de Maria Emília.


ALMOÇO DAS FAMÍLIAS



OLHANDO O EVANGELISMO COM AMOR

Já ouvi muitos sermões e estudos acerca da parábola do Semeador. Escuto pessoas dando mais motivos para não evangelizar ali ou acolá do que para evangelizar. Penso que a parábola deixa claro três verdades absolutas. 1º: eu não tenho a capacidade de avaliar eficientemente o solo para justificar se é válido ou não semear ali. O Semeador da parábola não fez distinção dos solos. Simplesmente saiu para semear e as sementes foram caindo. 2º: não foi dado ao Semeador a responsabilidade de frutificar a semente, apenas a de semear. O vento sopra aonde quer, é o próprio Deus que nos surpreende fazendo suas sementes frutificarem aonde ele considera solo fértil. 3º: a parábola não determina a ineficiência da semeadura em solos rochosos ou espinhosos. A parábola deixa claro que onde quer que a semente caia, irá frutificar de alguma forma. Ela mostra que alguns solos serão mais difíceis de manter a semeadura, mas a Palavra nunca voltará vazia. Conheço muitas pessoas que tiveram seu primeiro contato com o Evangelho quando ainda eram “solos” assim (espinhosos ou rochosos), de forma que num primeiro momento a semente demorou para se consolidar. Com o passar do tempo, algum sofrimento e muita perseverança, ela finalmente cresceu e frutificou. Aleluia! Nossa maior preocupação tem de ser a negligência da semeadura e não o solo! Não podemos desviar o foco principal de nossos ministérios, nem sobrecarregar nossa agenda eclesiástica com programações secundárias, que terminam por roubar nosso tempo de semear em vidas que não conhecem o Senhor. Use melhor o seu tempo, e onde estiver e diante de quem for, pregue a Palavra! Que Deus te dê uma excelente semana de evangelização! 
Eraldo Gueiros (I. P. Jordão Alto, Recife, PE).

quinta-feira, 21 de maio de 2015

ENCONTRO DE CASAIS - DIA DOS NAMORADOS

Adquira seu convite antecipadamente! 



OLHANDO O EVANGELISMO COM AMOR

O Evangelismo é uma atividade que, pela sua própria natureza, tem que ser feito fora da segurança da igreja. É no evangelismo que temos que nos envolver com pessoas que não conhecemos. O evangelismo requer que sejamos pertinentes e fora de nossa zona de conforto. Evangelismo requer riscos e requer uma motivação não egoísta. Nós somos meros agentes da missão de Deus e o menor entre esses três componentes. O primeiro componente é o poder do Espírito Santo (Deus atraindo pessoas para Si mesmo); o segundo componente é o pecador sem Cristo; e o terceiro componente é a nossa participação ao investir e evangelizar. Evangelismo é mais complicado agora do que nunca. A boa nova é que as pessoas estão espiritualmente famintas. A complicação é que, mesmo quando somos transparentes como cristal sobre a verdade de Jesus Cristo, a influência significativa de outras correntes de pensamentos espirituais como Ioga, Budismo, Nova Era ou Panteísmo deixa as pessoas confusas; isso pra não dizer da confusão entre os próprios evangélicos.  Quanta energia você está disposto a investir? Quão intensamente você se dispõe a trabalhar para ver o evangelismo florescer na sua igreja? Você pessoalmente participa investindo em pessoas que estão longe de Deus, convidando-os para ir à igreja? Você vê um número de visitantes pela 1a. vez na sua igreja todos os domingos? Com frequência o Evangelho é apresentado na sua igreja? Você é desejoso ou hesitante de trazer um visitante que não frequente igreja alguma para a sua igreja? Você sente uma verdadeira responsabilidade pelos não-cristãos em sua igreja que resulte em ação? Você pessoalmente pode nomear pelo menos um novo crente em sua igreja?  Pense nisso! Rev. Emiliano Cunha 

CULTO EVANGELÍSTICO

Convide seus amigos e familiares não crentes para o culto evangelístico. 


PRÁTICA DO EVANGELISMO

Fale com clareza as verdades essenciais. Fale sobre pecado, culpa, ira de Deus, derramamento do sangue de Cristo, graça e perdão oferecidos por Deus! 




quinta-feira, 14 de maio de 2015

RESENHA: Crer é Também Pensar



John Stott, em seu livro “Crer é também pensar”, disserta sobre a vida Cristã, mais explicitamente sobre o pensamento racional do cristão, na busca do conhecimento da palavra de Deus. O autor separa a sua obra em seis tópicos relevantes aos cristãos.  
No primeiro tópico, onde ele aborda a questão do culto, John Stott separa a igreja cristã em três correntes e faz uma crítica sobre a não moderação entre elas. A primeira busca o conhecimento teológico, todavia se excede em só buscar o conhecimento e não um relacionamento com Deus. A segunda são os cristãos que buscam a pratica do evangelho nas obras sociais de forma ativa, todavia falham em não buscar o conhecimento da palavra de Deus. A terceira é pelo seu não intelectualismo da vida cristã, buscando apenas as experiências pessoais com Deus e deixando a desejar no ensino da bíblia.  
No segundo tópico John Stott aborda a questão da Fé, primeiramente sobre a ótica vazia do mundo, e depois sobre a forma racional do que se pensa ser irracional, a própria Fé em si e a Fé objetiva e sensata nas palavras de Jesus. Mostrando que de acordo com o autor é possível crer no Deus invisível, que um dia foi visível, de forma lógica.  
O terceiro tópico é sobre a santidade, e o autor descreve textos bíblicos que nos ajudam a visualizar a importância do conhecimento da Bíblia, mencionando as tentações de Jesus e sua resposta com a própria palavra bíblica para não cair nas ciladas de Satanás.  
O quarto tópico é a direção de sua vida, em relação com Deus e com o futuro particular de cada um, neste tópico de um certo modo ele faz uma crítica direta a profecias, ao afirmar que não crê “em uma linha direta com o céu” e mostra que o pensamento lógico de acordo com os ensinamentos bíblicos dão um melhor respaldo para escolhas particulares. John Scott também diferencia a vontade geral de Deus para conosco e a vontade particular de Deus sobre a nossa vida ensinando que a melhor escolha é aquela fundadas através do nosso raciocínio, sempre com base na palavra, dando uma lição análoga importante sobre a escolha de um par para o casamento.  
O quinto tópico é o evangelismo, de forma racional, bem exposta, usando a persuasão não de forma emocional, mas sim racional, todavia sem negar a presença do Espírito Santo para fazer a obra de Jesus, que é divulgar o evangelho.  
O sexto tópico do livro de John Scott é o ministério, onde a ênfase esta no dom do conhecimento e exposição da palavra e no ministério Pastoral. O autor mais uma vez incentiva o conhecimento da palavra de Deus e afirma a importância de sua interpretação de forma literal. No final ele objetiva seu interesse ao escrever o livro, dizendo que anseia por ver Deus chamar pessoas para o ministério do ensino.  
“Crer é Também Pensar” nos leva a refletir sobre a importância de ter uma vida de busca ao conhecimento mais profundo da palavra de Deus, levando os leitores a um maior crescimento espiritual ao incentivar a leitura da Bíblia como fonte plena para aprender mais sobre culto, fé, direção pessoal, santidade, evangelismo e ministério. 
  
Título: Crer é Também pensar Autor: John Stott Editora: A.B.U. Páginas: 60 páginas  



segunda-feira, 11 de maio de 2015

PRÁTICA DO EVANGELISMO



Dia das Mães na IPBA

A IPBA deseja a bênção de Deus trazendo alegria a cada uma das mães nesta data. Felicidades!











ORDENAÇÃO E INVESTIDURA DE OFICIAIS

No culto vespertino de domingo (10/05) aconteceu a ordenação do Darliton e investidura de Moisés ao diaconato e investidura do Osni ao presbiterato. 
A igreja muito se alegrou.
Agradecemos ao Senhor pela vida destes homens prontos e dispostos para o trabalho!

















HACKATHON IPVM

Hackathon IPVM é uma oficina onde se usa habilidades e novos conhecimentos para criar e desenvolver peças de propaganda e marketing à benefício da Igreja. 
Será no sábado, 16/05 das 8h às 18h. 
Interessados, falem com Osni. 

Reflexão

OLHANDO O TEMA DO ANO       

Você tem lido aqui os apelos para viver nosso tema para este ano: ‘Semeia a Semente... Não Repouses a Tua Mão’ (Ec. 11.6).      Não temos caminhado muito na área do evangelismo pessoal, nem em eventos evangelísticos, seja a partir da Igreja num todo, seja a partir das sociedades internas. Em outras palavras, não temos realizado eventos evangelísticos. Precisamos produzir mais oportunidades e de alguma forma sermos mais incisivos no evangelismo. Isso te preocupa?      Qual será o nosso futuro como Igreja? Embora esta pergunta tenha muitas e diferentes nuances como pontos de observação para que se tenha uma resposta adequada e abrangente, certamente o futuro desta igreja tem algo a ver com você que está na qualidade de membro aqui hoje.      Infelizmente aprendemos de forma errada que lugar de membros é nos bancos para ouvir a mensagem domingo após domingo.  Infelizmente nos acomodamos e esperamos que o pastor se responsabilize por trazer novos membros e faça crescer a Igreja. Que dizem as Escrituras? O ensino decorrente é que cabe às ovelhas reproduzir em novas ovelhas. Rebanho reproduz rebanho e quando assim não se dá é preciso perguntar por quê?     Estamos num momento em que evangelizar se torna tarefa ingrata e difícil, porém, a verdadeira igreja não pode se omitir e fazer de tudo para livrar alguns das chamas eternas. Diz Judas, o irmão do Senhor Jesus: (Jd. 2223) ‘Procurem ajudar aqueles que contendem contra vocês. Tenham compaixão daqueles que duvidam. E apiedai-vos de alguns que estão na dúvida. Salvem alguns, arrebatandoos como se fosse das próprias chamas do inferno’. Pense nisso! Rev. Emiliano Cunha 

quinta-feira, 7 de maio de 2015

ANIVERSARIANTES


PEQUENOS GRUPOS


ENCONTRO DE CASAIS - ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS


SOBRE A PRÁTICA DO EVANGELISMO

Após explicar todo o plano de Deus, chegou a hora de saber se a pessoa deseja receber a Cristo como salvador ou não. Lembre-se de John Stott: ‘Nada de pregação sem convite e nada de convite sem pregação’.  




CULTO EVANGELÍSTICO

 Convide seus amigos e familiares não crentes para o culto evangelístico. 


PROJETO LENDO A BÍBLIA


INSISTINDO NO TEMA DO ANO

Como igreja de Cristo temos a incumbência de nos enquadrarmos na palavra imperativa do pregador: ‘Semeia a Semente... Não Repouses a Tua Mão’ (Ec. 11.6). Essa é nossa bandeira para este ano! Como a estamos flamulando? Chegaremos ao final de mais um ano com os mesmos bancos vazios? Estamos vivendo tempos difíceis para a evangelização honesta com a Palavra de Deus. Falar em arrependimento e mudança de vida nestes dias parece ser uma luta inglória. De um lado encontra-se o secularismo com todas as nuances de negação ao evangelho, exigindo cada vez mais raciocínios e argumentos com forte base para os contrapor ou derrubar; enquanto de outro lado se vê a mercantilização da fé e do evangelho dentro de igrejas que se denominam evangélicas, axovalhando ou reduzindo puerilmente o respeito e a credibilidade de nosso Senhor Jesus Cristo. A despeito destas realidades não podemos retroceder, como nos estimula o autor aos Hebreus: ‘Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos’ (Hb. 10.39); ou como apregoa o adágio: ‘Pra traz nem pra pegar impulso’. Mesmo que a luta esteja renhida e dura, somos desafiados a não olhar para trás, antes, incontinentes, mirarmos o alvo: o anúncio da cruz. É nisso que reside nossa glória e coroa. ‘Fala e não te cales’ já dizia a voz divina ao apóstolo das gentes (At. 18.9). Não sabemos irmãos, qual será o resultado em termos numéricos, se anunciarmos o puro evangelho; mas o sabemos se não o fizermos. Permaneça incólume em cada um de nós o desafio ‘Semeia a Semente... Não Repouses a Tua Mão’, na esperança de que o Senhor Jesus nos conceda a graça de colher os frutos. Pense nisso!
Rev. Emiliano Cunha